As comemorações dos 454 anos da capital paulista tiveram início com o III GP Cidade de São Paulo, prova tradicional que aconteceu no último sábado (19/01), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A primeira corrida do automobilismo brasileiro em 2008 superou todas as expectativas, em diversos aspectos, sobretudo quanto a organização, sob a responsabilidade da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo -, ao número de inscritos e à porcentagem de carros que concluíram a prova: mais de 70% dos carros cruzaram a linha de chegada após as 233 voltas e quase oito horas de corrida.
“Pilotos, equipes, direção e comissários de prova estão de parabéns. Fizemos de tudo para que a corrida ocorresse em clima de festa, sem incidentes e com muita competitividade. A cidade de São Paulo merece esta homenagem da comunidade do automobilismo”, relatou Rubens Carpinelli, presidente da FASP.
A prova contou com 26 participantes no grid de largada – ao todo, estavam inscritos 28 carros, dois deles não participaram por problemas mecânicos. Deste total, 18 concluíram a prova, um índice de 70%.
“O número de carros que terminou a corrida foi muito bom, tratando-se de uma prova de longa duração. E com chuva, que é uma situação ainda mais complicada para pilotos e equipes”, relatou Carlos Montagner, diretor de competição da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
A vitória do III GP Cidade de São Paulo ficou com a equipe Boni Sports, dos pilotos Paulo Bonifácio / Sérgio Burger, com o potente Lamborghini Gallardo, mesmo carro que disputa o Brasil GT3 Championship, campeonato que estreou com sucesso em 2007 no Brasil e deve ser uma das competições mais importantes da temporada nacional em 2008. A equipe campeã da versão 2008 do III GP Cidade de São Paulo completou as 233 voltas em 7horas55min03seg.
"Nunca havia competido no GP São Paulo. Estreei com vitória, numa prova de muitas disputas e emoção o tempo todo", disse Paulo Bonifácio. "Foi importante homenagear a cidade de São Paulo neste evento de automobilismo. Além disso, a corrida serviu para nós como um treino, uma pré-temporada, já que participaremos do Brasil GT3 Championship este ano”, completou Sérgio Burger.
A segunda colocação da prova ficou com a dupla Daniel Serra / Chico longo, com Maserati, numa excepcional disputa pela vitória durante toda a prova. As chances da dupla em terminar na primeira colocação só foram diminuídas na 191ª volta, quando perderam a roda traseira esquerda e a liderança. Voltaram à pista quatro voltas depois, ainda perseguiram a vitória, dando muito trabalho para a forte equipe vencedora, mas terminaram em segundo.
“Estou satisfeito com o que fizemos. Ficamos à frente do Lamborghini, que é um carro muito bom em provas deste tipo", declarou Daniel Serra. “Infelizmente, tivemos o incidente da queda da roda, mas a equipe trabalhou unida, e conseguimos recuperar e levar o segundo lugar. Chegar ao lado do Lamborghini foi uma honra, porque eles correram muito bem também", definiu Chico Longo.
A terceira colocação ficou com a equipe Guerra Motorsport, dos pilotos Alexandre Câmara / Renan Guerra / Giacomo Ferrero Teixeira, que pilotaram um Spyder. "Uma corrida ótima, tranqüila, e definitivamente uma experiência incrível. Terminamos em terceiro, um resultado surpreendente, já que os dois primeiros carros foram o Lamborghini e a Maserati”, disse Alexandre Câmara.
Apesar da chuva, a corrida não teve nenhum incidente grave. Apenas nas primeiras voltas a direção de prova optou por acionar a entrada do Safety Car, no momento em que a chuva se intensificou.
Um dos atrativos do III GP Cidade de São Paulo também foi a premiação destinada aos pilotos. Os vencedores de cada uma das quatro categorias receberam R$ 6.000,00, e outros seis pilotos foram premiados por terem completado as voltas sorteadas nas posições determinadas em sorteio. A Premiação foi concedida pela Revenda Ford Souza Ramos.
As quatro equipes premiadas, em cada categoria, foram:
1) Paulo Bonifácio/Sérgio Burger – Categoria I (Lamborghini Gallardo)
2) Mauricio Olio/Amaury Silveira Bien/Sandro Sanches – Categoria II (Omega)
3) Alexandre Câmara / Renan Guerra / Giacomo Ferrero – Categoria III (Spyder)
4) Ricardo Dilser, Carlos Eduardo Prado e Fernando Rebellato – Categoria IV (Corsa)
As seis equipes premiadas, nas posições e voltas estabelecidas, foram:
1) Ricardo Dilser, Eduardo Prado e Fernando Rebellato – na 1ª volta (20ª posição);
2) Aleandro Fortunato, Carlos Brandão e Emerson Piedade – na 59ª volta (8ª posição);
3) Robson Duarte e Cláudio Marcio Valadares – na 131ª volta (24ª volta)
4) Carlos Estites Barros, Waldevino de Paiva Jr. e Evaldo Luque – na 144ª volta (16ª posição);
5) Roberto Breitenwieser, Henrique Lago Martins e Ronaldo Viana Barbosa – na 149ª volta (20ª posição);
6) Paulo Machado e Edson Machado – na 192ª volta (na 17ª posição)
A organização do III GP Cidade de São Paulo foi da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo e da SPTuris.
Resultado oficial da prova e mais informações, acesse o site: www.faspnet.com.br
Fotos do evento: www.retrovisoronline.com.br
Informação para imprensa:
Santa!Comunicação
Tel: (011) 38719978
Érika Santa Cruza - cel: (011) 92569393 - imprensa@santacomunicacao.com.br
Ricardo Berlitz - cel: (011) 96452067 - rickberlitz@santacomunicacao.com.br
Crédito da Foto: Silvia Linhares











0 comentários:
Postar um comentário