Categoria ainda é pouco conhecida no país.O ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) será palco de uma das maiores sensações da atualidade no automobilismo mundial, o Drift, que tomará conta das pistas do autódromo no dia 31 de maio, domingo, a partir das 10h30. Como se não bastasse tanta adrenalina, haverá a participação especial da equipe Esther Turbo de Arrancada; campeonatos de som, tunning e rebaixados; exibição da primeira moto de pista com garupa; teste drive com as motos Drafa; e prova especial de Velocidade na Terra, na categoria Turismo.
“Será um dia completo e inesquecível, que levará o público ao delírio”, diz Daniella Giannetti, organizadora do evento.
Nascido no Japão – onde é um dos esportes mais populares –, na década de 70, o Drift é tema de um dos filmes de maior bilheteria do mundo: o longa-metragem “Velozes e Furiosos”.
O esporte é praticado por pilotos profissionais, treinados em uma área de total segurança com o apoio de carros adaptados para a modalidade, e tem como objetivo fazer curvas freando e girando o volante para o sentido contrário da mesma, de modo que o carro deslize fazendo um meio cavalo de pau. Cada bateria dura em torno de 25 a 30 minutos.
Os carros mais utilizados para a prática são os leves e de tração traseira. O modelo que mais chama a atenção entre os participantes é o Silvia/180 SX, da Nissam, dublê do carro utilizado nas filmagens de “Velozes e Furiosos 3”.
A Drift Show, equipe há nove meses no Brasil, conta com pilotos treinados e carros preparados para a modalidade, vindos diretamente do Japão. A inédita apresentação em Piracicaba será feita com quatro carros da marca Nissan (Silvia S14 com frente de S15, Silvia S14, Silvia S13 e Sky Line R33 pick up), todos com direção do lado direito.
A atração principal do espetáculo é o Silvia, motor 2.0 com 450 cv, suspensão trabalhada, embreagem especial, diferencial blocado e itens de segurança, turbina RX6, intercooler da Trust, comandos HKS, bicos injetores de 550 cc, bomba de combustível GTR, pistões forjados e junta do cabeçote de aço.
Os pilotos do show são bastante experientes: Flavio Matsushita pratica Drift há 15 anos, Sergio Hanazono há 10 e Flavio “Didi” Seki há 8.
A novidade para a apresentação no ECPA é a utilização de uma pista de alta velocidade, já que o show geralmente é realizado em kartódromo devido à falta de autódromos preparados para a modalidade no Brasil. Com este formato exclusivo, o público terá a chance de ver muita habilidade dos pilotos que entrarão nas curvas com velocidade média de 150 a 160km/h.
Sobre o Drift
O Drift Moderno teve inicio no “All Japan Touring Car Championship Races”, em 1970, pelo piloto japonês Kunimitsu Takahashi, que ficou famoso ao entrar no ápice da curva em alta velocidade e derrapando, conseguindo sair dela com mais velocidade do que o normal. Esta técnica lhe rendeu diversos campeonatos e uma legião de fãs que deram início ao Drift Japonês.
Para praticar Drift é necessário ter um carro de tração traseira. Também é possível fazer com aqueles de tração dianteira, 4x4 e até mesmo com motos (E-Brake Drift, ou mais conhecido nos Estados Unidos como Power-Slide). Os carros mais utilizados são consideravelmente leves.
Sobre a Drift Show
Equipe fundada pelo piloto Sergio Hanazono, que conta com pilotos treinados e carros preparados para a modalidade, vindos diretamente do Japão. Atualmente a equipe Drift Show faz apresentações em diversos eventos ligados ao automobilismo, com sucesso de público e atraindo fãs de todas as idades.
Agende-se
ECPA Drift Show:
Dia 31 de maio – domingo – às 10h30.
Ingressos
Ingressos antecipados: R$10 cada (à venda na BG Import – 19-3424.3355)
Crianças até 7 anos acompanhadas de um adulto não pagam.
Crianças de 8 a 12 anos pagam meia-entrada.
Apoio
Motors CO, Gianna Combustíveis, Esther Turbo, 4 Auto, US Rede de Postos e Dafra. Apoio: Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Serviço
O ECPA fica localizado na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Informações: (19) 3438.7174 e 3438.7901 – site: www.ecpa.com.br .
Marcelo Basso
Telefones: (19) 3435-5339 ou 9747-5586











0 comentários:
Postar um comentário