20ª 100 Milhas Piracicaba será disputada neste domingo

Com três corridas no evento deste ano, motores começam a roncar no sábado

A 20ª edição das 100 Milhas Piracicaba acontece neste domingo (30), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), onde as emoções se estendem por todo o dia, com a disputa de três corridas. Porém, a emoção e a adrenalina têm início ainda no sábado com treinos livres e as tomadas de tempo classificatórias. O evento é festivo e marca o aniversário de 242 anos da cidade, comemorado no dia 1 de agosto.

O decorrer dos acontecimentos que marcam os 20 anos de disputa dessa histórica prova será marcado por três ‘pegas’ emocionantes, nas categorias turismo e tubular.

A 100 Milhas Piracicaba é uma das principais corridas do calendário automobilístico nacional de longa duração. “Esta é uma corrida tradicional e muito importante no calendário brasileiro”, ressaltou Dito Giannetti, criador da prova e recordista de vitórias, com seis conquistas em 19 edições. “Conquistar o pódio é o nosso objetivo maior de quem disputa uma prova dessas, mas todos os participantes têm condição vencer, pois é uma corrida onde nunca vence o favorito. Alias, essa palavra não existe no histórico desse evento”, diz o veterano piloto, que também vai disputar a prova na categoria Autocross.

Ainda no sábado (29), depois do desembarque dos equipamentos, inscrições e exames médicos, os motores dos carros e gaiolas começam a roncar a partir das 8 horas, quando serão realizadas duas sessões de treinos. Durante o período da tarde, a programação prevê a os treinos classificatórios, sendo 15 minutos de pista livre para cada categoria, onde os pilotos iniciam a disputa pelo melhor lugar no grid de largada.

No domingo, as ferozes máquinas inscritas nas 100 Milhas Piracicaba tomam do circuito piracicabano a partir das 10h, para a primeira largada da 60 Milhas de Velocidade. Esta prova terá 87 voltas, ou 1h30 de duração, e será disputada no circuito oval de 1100 metros do autódromo.

As duas provas seguintes acontecem no circuito misto, com 2.075 metros de extensão. Às 12 horas, largam os carros para a sétima edição das 60 Milhas Turismo, quem disputam 49 voltas ou uma hora e meia de prova.

Para a disputa das 100 Milhas de Autocross, prova principal que acontece pela vigésima vez, as gaiolas entram na pista às 14h30 para fazer o alinhamento. A largada acontece às 15h, onde os pilotos partem para 82 voltas, ou 2h30 de prova.

Participantes

Entre os participantes das duas tradicionais provas, que mais se parece com um rali indoor, se destacam os pilotos que disputam os certames estaduais e a atual temporada do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra, bem como competidores que vivem de conhecer as pistas do país. Entre as gaiolas, já confirmaram presença pilotos do Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Quanto aos participantes das 60 Milhas, provas preliminares da prova principal onde prevalecem Gols, Pálios e Corsas, a predominância é de pilotos da região e que disputam o paulista de Turismo na Terra. Mas que terá outros atrativos nesta edição, vários pilotos que disputam a temporada de Stock Car estão presentes no grid, entre eles Renato Rattes, da Copa Vicar, Rodrigo Stefanini, João Marcelo, atual líder da Stock Car Júnior.

Reuniões de família nas 100 Milhas Piracicaba

O esporte unindo gerações. Este é um dos espíritos das 100 Milhas, que a exemplo do que já aconteceu em outras ocasiões, nesta edição terá representantes de um mesmo clã, como é o caso de Celso Silveira Mello e seu Celso Meneghel Silveira Mello, pai e filho que, apesar de estarem em gaiolas separadas, correm pelo com o mesmo objetivo: a vitória.

Pai e filho já participaram juntos de várias competições, mas nessa 20ª edição do evento a família irá se separar, aliados em outras ocasiões, eles correrão separadamente e serão adversários numa das provas mais tradicionais do automobilismo off road brasileiro.

A equipe Beira Rio, que terá duas gaiolas na prova de Autocross, também irá contar com uma união familiar. Ricardo Fragnani, de Cordeirópolis, único piloto a vencer a 100 Milhas de Autocross por duas vezes consecutivas, e seu filho Rick irão dividir o volante de uma gaiola. O time conta ainda com o carioca Welington Antunes, também bicampeão da prova. Esta é a primeira vez que Ricardo e Rick disputam as 100 Milhas juntos. “Vai ser uma maneira mais que agradável de passar o final de semana com meu filho”, diz o pai.

O que é preciso para vencer a 100 Milhas?

Escrever o nome na galeria de campeões da mais tradicional competição de longa duração off-road do estado requer - ao contrário do que muitos pensam -, muito mais que apenas um conjunto bem acertado e resistente.Numa prova de longa duração como a 100 Milhas, há uma série tão grande de variáveis que podem ‘surgir pelo caminho’ que seria impossível enumerá-las uma a uma, sob pena de mantê-lo lendo este texto até adormecer.Para evitar que você caia no sono, vamos apenas mencionar alguns dos itens necessários à vitória, o primeiro deles fundamental: a sorte, sem a qual a coisa “simplesmente não rola”, fadando a equipe a completar incontáveis passagens pelos boxes, numa maratona que têm um total de 82 voltas.

Na primeira edição das 100 Milhas, realizada em 1990, um nome passou a ter local de destaque na história da prova: Airton Favoretto, piloto piracicabano que ganhou duas das três primeiras edições das 100 Milhas. A primeira formando dupla com Luiz Carlos Storer, a segunda aconteceu em 1992, em companhia de seu conterrâneo Arquimedes Canova. Neste ano, Airton disputará a prova de 60 Milhas de turismo na companhia de seu sobrinho, Gustavo.Uma das maiores comprovações de que sem sorte “a coisa simplesmente não vai” aconteceu em 2006, quando a Ricardo Fragnani liderou quase toda a prova e no fim deixou a vitória para o companheiro da equipe Beira Rio, o carioca Welington Antunes, dois pilotos que já venceram as 100 de Autocross por duas oportunidades. Fragnani em 2001 e 2002, e Antunes em 1994 e 2006. Em busca do tricampeonato, ambos estarão na pista neste ano.

O maior vencedor da prova estará na pista para tentar ampliar o recorde. Com seis vitórias, Dito Giannetti preparou com afinco a mesma gaiola que já comprovara ser vencedora. Foram três conquistas correndo sozinho, em 1991, 1999 e 2007, e outra três formando dupla com o filho, em 1993 e 1995. Além das duas vitórias, Dito venceu uma edição em 1984, formando dupla com o primo Francisco Giannetti, que foi disputada ainda no bairro Taquaral.

Coincidências a parte, a maioria das vitórias ocorreu em anos impares. “Esse é uma marca que me persegue, quem sabe 2009 eu não consiga repetir os feitos anteriores”, diz Dito. Em 2008, o grande vencedor foi outro piracicabano, Celso Meneghel Silveira Mello.

Um tabu que vem prevalecendo nos últimos anos é a vitória seguida de um mesmo piloto em dois anos seguidos. O único piloto a ter conquistado esse feito foi o rio-clarense Ricardo Fragnani, no biênio 2001 e 2002, quando conquistou o bicampeonato legítimo.

Ingressos

No sábado (29/8) a entrada é franca, no domingo (20/8) o ingresso custa R$ 5,00 por pessoa. O estacionamento custa R$ 10,00.

HORÁRIO

Sábado – 29/08/09

Treinos Livres

I 60 Milhas de Velocidade - 8h às 10h
VII 60 Milhas Turismo - 11h30 às 13h30
XX 100 Milhas Autocross - 13h45 às 15h30

Tomada De Tempo Classificatória
I 60 Milhas de Velocidade - 10h30 às 10h45
VII 60 milhas Turismo - 15h45 às 16h15
XX 100 Milhas de Autocross - 16h30 às 17h

Domingo – 30/08/09

Largada 10h – I 60 Milhas de Velocidade – 87 voltas ou 1h30 de prova
Largada 12h – VII 60 Milhas Turismo – 49 voltas ou 1h30 de prova
Largada 15h - XX 100 Milhas Autocross – 82 voltas ou 2h30 de prova

Serviço

Informações pelos telefones (19) 3438-7901 e 3438.7901, e-mail:
ecpa@ecpa.com.br, site: http://www.ecpa.com.br/

O ECPA possui lanchonete, restaurante, estacionamentos, sanitários, arquibancadas, área de recreação infantil e um kartódromo para a prática de kart de aluguel.


Fonte: ECPA
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
www.ecpa.com.br

0 comentários: