O piracicabano Celso Meneghel repete o bom desempenho do ano passado e leva o bicampeonato da prova principal. Na Turismo, João Marcelo vence pela primeira vez.
Muita velocidade e adrenalina no domingo (30/08), no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), onde foram realizadas as provas da 20ª edição da 100 Milhas Piracicaba, evento que comemorou os 20 anos do autódromo e o 242º aniversário de Piracicaba. O destaque ficou pela presença de pilotos da Stock Car que, com duas vitórias, contribuíram para abrilhantar a festa.
Na disputa das 100 Milhas de Autocross, o piracicabano Celso Meneghel Silveira Mello repetiu o excelente resultado obtido no ano passado e escreveu mais uma página na história da prova, sendo o segundo piloto a vencê-la por dois anos seguidos.
A 20ª edição da prova, na qual foram disputadas 100 milhas (ou mais de 160 quilômetros) pelo circuito misto de terra/asfalto do autódromo do ECPA, foi um verdadeiro teste de fogo para os competidores. O piso de terra, às vezes seco, outras molhado e escorregadio, fez com que os participantes redobrassem a atenção, o que contribuiu, e muito, para proporcionar mais emoção ao público que acompanhou as provas da arquibancada.
Ao conquistar a poli, no sábado, Celsinho armou uma estratégia na qual o objetivo era não errar. “Acelerei quando dava para acelerar e tomei o máximo de cuidado na lama. Ao conseguir manter a ponta na largada, passei a me preocupar em administrar as paradas”, explica o piloto, que finalizou as 82 voltas da prova em uma hora e 57 minutos. “Acho que a vitória foi um conjunto de ações bem sucedidas ao longo da prova, sem contar que meu carro estava muito bem preparado”, completa.
A prova também foi marcada por belas disputas e constantes trocas de posição entre as gaiolas tubulares. Vinícius Henrique largou na segunda posição, na qual se manteve até o final. Em terceiro lugar chegou o piloto gaúcho Ricardo Kreuz, seguido do pai do vencedor da corrida, Celso Silveira Mello, e Paulo Barbosa, piloto do Mato Grosso do Sul.
“Apesar da pista bastante escorregadia em alguns trechos, o que também valeu para os adversários, acho que foi uma bela prova e, juntamente com meu filho, ajudei a completar o pódio”, disse Celso Silveira Mello, contente pelo desempenho da família.
Duas vezes vencedora da 100 Milhas, o carioca Wellington Antunes contou com um forte reforço para fazer dupla em sua gaiola e tentar o tricampeonato. Paulo Salustiano, piloto da Stock Car, estreou nas categoria Autocross, mas a sorte abandou a dupla na volta 72, quando ainda brigavam pela vitória principal. “Infelizmente, não pude ajudar o Wellington, mas estou muito contente por conhecer uma nova categoria, já que nunca havia corrida na terra”, disse o piloto paulista.
Para a organização do ECPA, a prova foi maravilhosa pela disputa entre os pilotos participantes e também pela receptividade de toda a cidade, que reconheceu os vinte anos do clube e prestigiou o evento. “Acredito que a população gostou do fim de semana de velocidade e, com certeza, no próximo ano estaremos de volta e fazendo tudo ainda melhor”, diz Daniella Giannetti.
Evento apresentou provas de 60 Milhas
Piracicabano João Marcelo, outro piloto da Stock, também se dá bem
A 20ª edição da 100 Milhas Piracicaba contou com outras duas emocionantes provas: a 60 Milhas de Velocidade e a 60 Milhas Turismo, das quais participaram pilotos do Brasil todo. Mas o destaque mesmo ficou para João Marcelo, atual líder do campeonato Brasileiro de Stock Car Jr, e primeiro o piracicabano a vencer a prova.
Em sua sétima edição, a 60 Milhas Turismo, teve uma voraz disputa entre os competidores durante as 49 voltas pelo no circuito misto de terra asfalto do ECPA, onde o trecho de terra causou preocupação e muitas derrapagens entre os pilotos. Devido ao calor, a pista foi molhada por várias vezes durante a corrida, o que fez os carros derraparem bastante.
Na prova, Alexandre Passarelli largou na frente do pelotão, mas não teve tanta sorte: com problemas no carro, foi obrigado a abandonar ainda na metade da prova. A alta temperatura também esquentou a cabeça de alguns competidores, como a discussão entre o carioca Cristian Domeq e Luiz Augusto Alves, que em boa parte da corrida tempo disputaram o primeiro lugar e eram candidatos a vitória, eliminou os pilotos da competição.
Depois de rodar, bater e quase ter ficado sem álcool no final da prova, João Marcelo estava mesmo com sorte, fez um belo trabalho de recuperação e chegou em primeiro lugar. “Esta era a única prova que eu ainda não tinha ganhado. Estou muito feliz”, comemora o piloto, primeiro piracicabano a ganhar uma 60 Milhas Turismo.
Apesar de ter quebrado uma roda de seu carro no início da prova, Juliano Gandelim chegou na segunda posição. Terceira colocação para a equipe de Piracicaba, formada por Airton e Gustavo Favoretto, seguidos de Thiago Oliveira. A dupla formada por Claudio e Fabio Mônaco completou o pódio na quinta posição.
60 Milhas de Velocidade abriu evento em prova no circuito oval de asfalto
Após duas voltas de apresentação, foi dado início à inédita 60 Milhas de Velocidade, categoria disputada em 87 voltas no circuito oval de 1100 metros do ECPA.
Paradas no box, carros quebrados, perda de pneu – o carro da dupla de irmãos e Fabio e Alexandre perdeu um pneu no início da prova, o que fez a dupla ficar na última colocação da classificação final – e uma belíssima disputa entre as duplas Marcelo Camacho e Renato Rattes e João Morais e Luis Piccolo fizeram a prova ficar mais emocionante e arrancar suspiros do público.
Uma hora foi o suficiente para a dupla formada Renato Rattes, piloto que disputa a Copa Vicar, e Marcelo Camacho, que atualmente compete entre os protótipos da Endurance, provar que veio para ganhar. Em segundo lugar, João Morais e Luis Piccolo e em terceiro, Elsio e Mauricio.
Vencedor da 1ª 60 Milhas Turismo, em 2002, Renato Rattes explicou: “Tivemos uma boa estratégia e muita velocidade, poupando o equipamento nos momentos certos”, explicou Rattes. “Prezo muito por Piracicaba, pois foi aqui que minha carreira começou”, completou, lembrando da época em que surgiu o turismo na terra.
Fonte: ECPA
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
www.ecpa.com.br










0 comentários:
Postar um comentário