Corsa aperfeiçoa processo de montagem de pneus de competição

Distribuidor Pirelli para os principais campeonatos de automobilismo e motovelocidade do país implantou sistema que já permite a montagem de mais de 1.200 pneus por fim de semana, com total segurança para os operadores


A Corsa Comercial Ltda., distribuidora Pirelli para competições de automobilismo e motociclismo no Brasil desde 1996, implantou nesta temporada uma novidade que revolucionou a montagem de pneus durante os eventos esportivos dos quais participa. Para atender ao grande volume de serviços exigido em um fim de semana de competição, a Corsa implantou o conceito de linha de montagem de pneus - designando profissionais específicos para cada uma das etapas de seu processo.

No método de trabalho criado pela Corsa em conjunto com seus parceiros de serviço, a montagem de pneus continuou a ser dividida em cinco etapas - que são o destalonamento, a retirada do pneu, a montagem de uma nova unidade, a inflagem e o balanceamento. A principal diferença da linha de montagem é que, nela, cada profissional exerce uma função específica, para a qual é treinado e tem total capacidade de execução. É a aplicação de um conceito que ganhou o mundo através das indústrias ou das redes de restaurante, por exemplo.


A linha de montagem é composta por esteiras com roletes, que são posicionadas na altura correta de trabalho. Dessa maneira, os operadores não precisam se abaixar durante o processo, o que confere maior agilidade e melhor ergonoia. Ao final da linha existe, ainda uma gaiola de metal onde são feitas as inflagens dos pneus - fase do processo que pode apresentar riscos aos profissionais responsáveis. A segurança dos técnicos da borracharia, aliás, é uma preocupação contante da Corsa, um dos únicos revendedores Pirelli para automobilismo a fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais que trabalham nas corridas.


Os técnicos de montagem usam óculos, protetor auricular, luvas e calçados com biqueira de aço. Alguns profissionais que carregam pneus usam, também, cintas de proteção para a coluna, que protegem a região contra contusões. Pneus de grandes dimensões como os usados em competições pesam entre 8,5 e 12kg, e as rodas nas quais eles são montados podem chegar a outros 12kg.


"Conseguimos um grande ganho de produtividade e uma sensível melhora nas condições de trabalho dos operadores com a introdução da linha de montagem implantada pelo Edgar, nosso parceiro de serviços. Para dar um exemplo do número de pneus utilizados em um fim de semana de corrida, na última etapa do Itaipava GT Brasil, em Santa Cruz do Sul, foram montados cerca de 800 pneus somente no sábado, e um total de 1400 pneus ao longo de todo o fim de semana", relatou Orlando Sgarbi Filho, diretor da Corsa.


A complexidade de um evento como o Itaipava GT Brasil exige, também, grande esforço logístico da Corsa. Somente os supercarros das categorias GTBR3 e GTBR4 utilizam 19 tipos de pneus da Pirelli. As mudanças vão desde o tamanho dos pneus aos compostos utilizados dentro de uma mesma medida, que variam de 265mm a 325mm de largura.


Com uma variedade tão grande, até os números de pneus reservas impressiona, já que a Corsa leva cerca de 120 pneus sobressalentes para cada uma das dez etapas da temporada. "A estrutura da Corsa para a operação de dstribuição e montagem de pneus consumiu um investimento de mais de meio milhão de reais. Para o transporte dos equipamentos temos uma carreta, um caminhão borracharia completo e uma van. Já para a montagem, adquirimos maquinários importados que permitem a montagem de pneus de grande largura. E tudo isso é operado por uma equipe de 15 pessoas, entre diretos, terceiros e pessoal de engenharia da Pirelli", encerrou Sgarbi Filho.


Fundada em 1986, a Corsa Comercial Ltda. atua, desde 1996, como parceira da Pirelli Pneus na distribuição de pneus de competição para as principais categorias brasileiras. Além de atender ao Itaipava GT Brasil, a Corsa distribui pneus para os eventos Trofeo Linea, Fórmula Futuro, Mercedes Challenge, Copa Petrobras de Marcas, Fórmula 3 Sul-Americana, Spyder Race, Copa Peugeot de Rally e todas as categorias de motociclismo que competem nestes eventos. Líder no segmento de vestimentas para pilotos, a Corsa é representante no Brasil dos capacetes Bell, marca com presença na Fórmula 1 e preferida dos pilotos da Fórmula Indy e da Nascar. A empresa também é distribuidora do HANS Device, suporte para cabeça e pescoço que diminui o risco de lesões graves na coluna cervical dos pilotos em caso de acidente.


Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

0 comentários: