Piloto potiguar aproveita folga no calendário do Racing Festival para disputar o principal campeonato nacional no município de Vespasiano
Aproveitando a folga no calendário da Fórmula Futuro, que tem sua próxima rodada marcada para os dias 13 e 14 de agosto em São Paulo, o piloto potiguar Johilton Pavlak disputa nesta semana a 46ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A competição, que começou na terça-feira (26), está sendo realizada no Kartódromo RBC Racing, localizado no município de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Bicampeão brasileiro da modalidade - em 2008 e 2010 -, Johilton integra a principal categoria do Brasileiro de Kart 2011: a Graduados. Nela, jovens promessas do kart nacional se juntam a outros jovens talentos que já estão no automobilismo, como é o caso de Johilton, e a feras que contam com quase 20 anos de carreira. Um desafio que, para o piloto potiguar, traz grande aprendizado.
"O Brasileiro de Kart é o torneio mais importante do ano nessa categoria, e é uma competição na qual, acima de tudo, se aprende muito. Isso porque o kart tem essa característica de reunir pilotos de várias gerações. Ao mesmo tempo em que estou enfrentando pilotos novos e pilotos com quem já corro desde o início da minha carreira, vou enfrentar, também, pilotos experientes e multicampeões, com quase 20 anos só de carreira no automobilismo", avalia Pavlak.
A oportunidade de adquirir experiência e, principalmente, de buscar o tricampeonato foi o motivo que levou Johilton a disputar o Campeonato Brasileiro de Kart 2011.
"Embora eu não esteja correndo regularmente de kart, o Campeonato Brasileiro já fazia parte do planejamento da minha temporada. São dois eventos que eu queria disputar neste ano: o Brasileiro e tentar uma vaga na final da Seletiva Petrobras", reforça o piloto, lembrando a competição promovida pela empresa petrolífera, que premia seu campeão com 105 mil reais nesta temporada.
Diferente da maior parte das competições no automobilismo, o Brasileiro de Kart tem um formato peculiar da modalidade - adotado também em torneios internacionais, como o Campeonato Mundial. Ao invés de várias corridas ao longo do ano, os campeões são conhecidos em apenas um final de semana.
No caso do Brasileiro, toda a competição é realizada entre terça-feira, dia dos primeiros treinos oficiais, e sábado, dia da grande decisão. O campeonato é dividido em duas fases, apenas para comportar todas as categorias que compõe a modalidade base do automobilismo mundial. Nesta semana em Minas Gerais, por exemplo, sete categorias definem seus campeões. Além da Graduados, as classes: Sênior A, Sênior B e Super Sênior; Sudam Júnior e Fórmula 4 - que se diferem pela idade dos concorrentes ou pela motorização, no caso da última.
No kart também muda o sistema que define o grande vencedor. Nesse caso, o campeão é o piloto que vencer a corrida chamada "Final", no próximo sábado - independente dos resultados das quatro corridas que a antecedem.
"É um campeonato de muito trabalho, em que todo o foco deve estar para o máximo de desempenho na última corrida. É normal que o primeiro dia de treinos seja dominado por pilotos da região, que já conhecem bem a pista, mas isso se equilibra muito rapidamente nos dias seguintes. A terça-feira para mim foi um dia de adaptação à pista de Vespasiano, que eu ainda não conhecia. Mas estou confiante em brigar pelo título no final de semana", destaca Johilton Pavlak.
O treino de classificação para o Campeonato Brasileiro de Kart 2011 será na próxima quinta-feira em Vespasiano. Depois dele, os pilotos da categoria Graduados - que conta com 42 inscritos - serão divididos em três grupos que se enfrentam separadamente em três baterias eliminatórias. Depois dessas, os 28 melhores se classificam automaticamente para as finais. Os outros disputam uma corrida de repescagem, da qual saem os últimos seis que compõe o grid das provas decisivas.
Dessa forma, na sexta-feira e no sábado o Brasileiro de Kart entra na reta final com a corrida Pré-Final, cuja função é formar o grid de largada da decisão com seu resultado; e a Final que aponta o campeão brasileiro de 2011.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045











0 comentários:
Postar um comentário