Estatística mostra número de posições ganhas em relação à posição original de largada na Itaipava GT3
Tente puxar pela memória os pilotos que você mais viu ganhando posições na primeira metade da temporada do Itaipava GT Brasil. Sua memória provavelmente não vai contrariar as estatísticas: Rafael Derani e Claudio Ricci, Cleber Faria e Pedro Queirolo foram aqueles que mais subiram entre a posição de largada e a posição de chegada nas cinco primeiras etapas de 2011. Ritmo que deu a eles boas colocações no campeonato para a abertura da segunda fase, neste fim de semana, em Interlagos.
A liderança neste item é de Rafael Derani e Claudio Ricci, segundos colocados na tabela de classificação, que da largada para a chegada subiram nada menos que 36 posições - isso, claro, somando todas as corridas de 2011. Cleber Faria, terceiro na tabela de pontos, é o segundo que mais se recuperou nas provas: 35. E logo em seguida aparece Pedro Queirolo, com 28. "Consigo ver essa estatística de dois jeitos", afirma Rafael Derani.
"Pelo lado positivo, é bom saber que conseguimos nos virar como foi possível, mas por outro lado seria importante largar mais à frente - o que logicamente reduziria o número de posições ganhas. Mas no início do ano nosso carro não podia acompanhar os mais rápidos na tomada de tempo, então precisávamos mesmo investir no ritmo de corrida. E tem sido assim também neste início de trabalho com o novo Ferrari F458", explica Rafael Derani.
O esforço permitiu que eles chegassem à metade do campeonato apenas um ponto atrás dos líderes, Valdeno Brito e Matheus Stumpf. O que não dá para negar é que tantas posições ganhas deram um tempero especial às corridas. E isso levando em conta que a estatística não considera situações atípicas, como largar dos boxes ou problemas em início de prova, o que certamente elevaria ainda mais os números de Cleber Faria e Pedro Queirolo.
"Eu tracei como objetivo chegar sempre entre os cinco primeiros. E procuro fazer minha corrida, tranquilo, sem me envolver em acidentes", conta Cleber Faria. Já Pedro Queirolo explica que tem aproveitado ao máximo o ritmo de corrida que o carro, um Corvette Z06R, tem permitido. "O Corvette chegou ao Brasil muito restrito devido ao seu desempenho na Europa, onde foi campeão, e no final de 2010 já não apresentava os mesmos resultados por lá".
"E após as vitórias no Anhembi o carro sofreu muito com o ganho de peso e aumento de altura. Mas sua maior vantagem é a constância durante a corrida, sem dúvida. Não gasta muito os pneus e tem boa velocidade nas retas, o que facilita um pouco o trabalho", destaca Pedro Queirolo. Entre os três que mais ganharam posições nesta temporada, ele é o único que venceu corridas: foram três, duas no Anhembi e uma em Curitiba.
CLASSIFICAÇÃO EXTRA-OFICIAL DA ITAIPAVA GT3 (APÓS 10 DE 20 ETAPAS)
1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito - Ford GT - 112 pontos
2º- Cláudio Ricci/Rafael Derani - Ferrari F458 - 111
3º- Cleber Faria - Lamborghini LP560 - 103
4º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão - Lamborghini LP600 - 99
5º- Pedro Queirolo - Corvette Z06R - 95
6º- Allam Khodair/Marcelo Hahn - Lamborghini LP600 - 90
7º- Paulo Bonifácio - Ford GT - 75
8º- Chico Longo/Daniel Serra - Ferrari F458 - 59
9º- Wagner Ebrahim - Dodge Viper Competition Coupé - 54
10º- Renan Guerra/Vanuê Faria - Lamborghini LP560 - 53
11º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico - Corvette Z06R - 44
12º- Bruno Garfinkel - Lamborghini LP560 - 42
13º- Enrique Bernoldi - Ford GT - 35
13º- Juliano Moro - Ford GT - 35
13º- Ricardo Maurício - Lamborghini LP560 - 35
16º- Fernando Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 28
17º- Daniel Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 21
18º- Henrique Assunção - Dodge Viper Competition Coupé - 19
19º- Ronaldo Kastropil - Dodge Viper Competition Coupé - 14
20º- Walter Derani - Lamborghini Gallardo LP560 - 11
21º- Antonio Pizzonia - Ferrari F430 - 7
21º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel - Lamborghini Gallardo LP500 - 7
23º- Fernando G. Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 6
24º- Fernando Poeta - Lamborghini Gallardo LP560 - 4
25º- Sérgio Jimenez/João Adibe - 3
A PROGRAMAÇÃO DO ITAIPAVA GT BRASIL EM INTERLAGOS
Quinta-feira (25)
12h30 - 13h50 Treino Extra, Mercedes-Benz Grand Challenge
14h00 - 17h00 Treino Extra, Itaipava GT Brasil
Sexta-feira (26)
08h00 - 08h45 1º Treino Livre, TNT SuperBike
09h00 - 10h00 1º Treino Livre, Mercedes-Benz Grand Challenge
10h15 - 11h15 1º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
11h30 - 12h15 2º Treino Livre, TNT SuperBike
13h05 - 14h05 2º Treino Livre, Mercedes-Benz Grand Challenge
14h15 - 15h40 2º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
15h50 - 16h05 Treino Classificatório, Mercedes-Benz Grand Challenge
16h15 - 17h00 3º Treino Livre, TNT SuperBike
Sábado (27)
08h00 - 08h40 3º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
08h50 - 09h05 Warm Up, Mercedes-Benz Grand Challenge
09h15 - 09h50 1º Treino Classificatório, TNT SuperBike
10h00 - 10h45 1º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
10h55 - 11h40 2º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
11h50 - 12h25 2º Treino Classificatório, TNT SuperBike
13h40 1ª Corrida, Mercedes-Benz Grand Challenge
14h25 - 15h00 2º Treino Classificatório, TNT SuperBike
15h10 - 15h25 Super Pole, TNT SuperBike
16h00 1ª Corrida, Itaipava GT Brasil
Domingo (28)
08h10 - 08h25 Warm Up, TNT SuperBike
08h40 - 08h55 Warm Up, Itaipava GT Brasil
09h10 - 09h25 Warm Up, Mercedes-Benz Grand Challenge
10h00 Corrida, TNT SuperBike
10h40 GT Classics
12h30 2ª Corrida, Itaipava GT Brasil
14h20 2ª Corrida, Mercedes-Benz Grand Challenge
15h10 Arrancada - Motos Harley-Davidson
Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil / Tiago Mendonça











0 comentários:
Postar um comentário