Spyder Race: Carlos Eduardo tem final de semana difícil em Interlagos

Foto: Claudio Kolodzeij
Líder da categoria Spyder Race Light no Campeonato Brasileiro de Spyder Race, paranaense sobre com problemas durante o final de semana, mas marca pontos importantes para o campeonato.

(São Paulo, SP) - O piloto Carlos Eduardo (Cesinha Competições) viveu dois momentos totalmente distintos na pista paulista de Interlagos (SP): depois de ser o segundo mais rápido na geral logo no primeiro treino livre, sem nunca ter andando na pista, o piloto paranaense fecharia a sexta-feira como o mais rápida em sua categoria e na briga com os grandes da principal.

No sábado, durante o último treino livre, o piloto do protótipo n° 17 enfrentou problemas no cabo do acelerador do seu carro; mesmo assim conseguiu o segundo melhor tempo em sua categoria, a mesma posição de largada após ser superado pelo paulista Roberto Dal Pont.

“Fiz uma boa volta de classificação e estava muito rápido para fechar na pole position, mas na subida meu carro não estava 100% com o acelerador novamente”, explicou Carlos Eduardo que ficou a apenas 0s302 do pole position da categoria Spyder Race Light.

Na corrida, nada de chuva ou frio – clima que os pilotos enfrentaram durante todos os dias anteriores: sol e calor no Autódromo José Carlos Pace no bairro de Interlagos. Largando em 11º na geral, o piloto na largada aparecia em terceiro lugar na freada do “S” do Senna. Já em ritmo de corrida, o piloto mantinha-se em 5º lugar, a liderança em sua categoria, atrás apenas de feras como Henrique Assunção (piloto de Lamborghini na GT), Fernando Fortes e Marco Cozzi (piloto da Copa Montana) e Raijan Mascarello (líder com Ferrari na GT Premium).

Porém na terceira volta, novamente um problema mecânico obrigou o piloto e entrar aos boxes e perder uma volta: “Novamente o problema no acelerador que infelizmente minha equipe não conseguiu encontrar uma solução para sanar. Perdi uma volta, mas graças ao trabalho rápido me colocaram novamente na pista de forma competitiva para marcar pontos importantes para o campeonato”, comentou o piloto que no retorno à pista virava tempos baixos.

Na 12ª volta, ao entrar nos boxes para a parada obrigatório de 1min30s prevista no regulamento, os freios do Spyder Race aqueceram, o que ocasionou uma rodada do piloto na curva do Laranjinha: “Com o calor e a parada no box, os freios aqueceram e demoram um pouco para esfriar novamente. Quando o Carlos chegou na curva e pisou no pedal, o carro não respondeu”, explicou Cesar Bonilha, chefe da equipe Cesinha Competições. “Vinha rápido, quando toquei no freio para fazer a curva o carro não parou, então o jeito foi tentar virar o máximo e diminuir a velocidade para não bater de frente”, explicou o piloto.

Com muito habilidade, o piloto conseguiu diminuir a velocidade e bater de leve nos pneus de proteção com a traseira. Com o toque, a asa traseira foi destruída, o que compromete a aerodinâmica do protótipo.

“Depois do acidente onde ainda perdi mais uma volta, realmente foi pensar no campeonato, pois não tinha mais nada a ser feito. Mesmo assim consegui andar forte, com tempos entre 1min55 e 1min57”, comentou.

Carlos Eduardo cruzou a linha de chegada em 7º lugar, e mesmo assim manteve a liderança da categoria Spyder Race Light aumentando a diferença em relação ao segundo colocado: de 6 pontos para o companheiro de equipe Luciano Borghesi após a última etapa em Curitiba, o estreante aumentou para 13 pontos, tendo agora na segunda colocação o jovem de curitibano, Jansen Bueno – Borghesi não fez uma boa prova, terminando na 6ª colocação.

“Apesar de todos os problemas, tenho que agradecer muito a minha equipe que trabalhou todo o final de semana comigo, sempre tentando resolver os problemas e me dar um bom carro; meu chefe de equipe (Cesar Bonilha) me mostrou os segredos de Interlagos, que é uma pista fantástica. Vamos trabalhar muito na manutenção do carro para a próxima etapa, pois somos rápidos e precisamos descobrir os motivos das falhas mecânicas. Preferia a vitória e andar bem, mas no final o resultado ainda foi positivo para o campeonato”, finalizou o estreante Carlos Eduardo.

Confira o resultado da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race:

1º) 32 - Fernando Fortes (SP Mec – Race , SP), 23 voltas em 44:56.960 (média de 132,59 km/h)
2º) 23 - Marco S Cozzi (Rsports – Race, SP), a 14.041
3º) 75 - Henrique Assunção (RJ Racing – Race, SP), a 34.078
4º) 15 - Raijan Mascarello (Guerra Motorsport – Race, MT), a 35.136
5º) 78 - Fulvio Marote (RJ Racing – Race, SP), a 37.258
6º) 11 - Jansen Bueno (G-Stage – Light, PR), a 1:11.580
7º) 96 - Roberto Dal Pont (Arias Competições – Light, SP), a 1:12.904
8º) 151 - Sergio Pistilli (AT Autosport – Race, SP), a 1:14.871
9º) 18 - Peter Junior (SP Mec – Light, SP), a 1 volta
10º) 44 - Jeferson Leandrini (Benfica Competições – Light, SP), a 1 volta
11º) 10 - Luiz Abbade (RSports – Light, PR), a 1 volta
12º) 45 - Luciano Borghesi (Cesinha Competições – Light, PR), a 2 voltas
13º) 17 - Carlos Eduardo (Cesinha Competições – Light, PR), a 2 voltas
14º) 7 - Emilio P Ianez (Padron Racing – Light, SP), a 3 voltas
15º) 27 - Renan Guerra (Auto Giro – Race, SP), a 5 voltas
16º) 83 - Denis Moretti (Eurosport – Light, SP), a 20 voltas


Os cinco primeiros na categoria Spyder Race Light:

1) Carlos Eduardo – Cesinha Competições, 59 pontos
2) Jansen Bueno – G-Stage, 46 pontos
3) Peter Jr. – SP Mec, 43 pontos
4) Luciano Borghesi – Cesinha Competições, 42 pontos
5) Jeferson Leandrini – Benfica Competições, 40 pontos


A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race acontece no dia 22 de julho no Autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

O piloto Carlos Eduardo tem patrocínio de SG Alumínios e apoio de Belumi – Bike Components e Revista Racing.


O piloto Carlos Eduardo está nas rede:
Facebook: http://www.facebook.com/carlos.sg.779

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