Seletiva de Kart Petrobras realiza sua 15ª edição em 2013

Foto: Fabio Oliveira
Criada em 1999, oferecendo a maior premiação do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras inicia mais uma edição nos dias 2 e 3 de março no kartódromo internacional Aldeia da Serra (SP) com a Copa Petrobras Sorriso Campeão. E a expectativa é de recorde de participantes

Todo ano a Seletiva de Kart Petrobras dá a largada para mais um torneio, visando sempre o apoio ao esporte, além de incentivar e impulsionar a carreira de jovens kartistas, proporcionando novas chances para que estes pilotos deem sequência às suas carreiras nos estágios seguintes ao kart. E o objetivo vem sendo cumprido desde 1999, quando a primeira edição foi realizada, tendo o paulista Danilo Dirani (atualmente na Fórmula Truck) como campeão.



De lá pra cá, o evento se consolida a cada ano e atualmente passa pelas principais regiões do país, recebendo pilotos de diversos estados. Em 2012, quando o tocantinense João Vieira levou o título, os 12 finalistas representavam nove estados.

São motivos de sobra para comemorar uma temporada especial, em que a Seletiva de Kart Petrobras chega aos seus 15 anos. A 1ª etapa já tem data e local: dias 2 e 3 de março, no kartódromo internacional Aldeia da Serra, em São Paulo. O evento acontecerá no mesmo final de semana que a 3ª e a 4ª etapas do Campeonato Paulista de Kart e a expectativa é de recorde de participantes na Seletiva, com aproximadamente 40 pilotos da categoria Graduados na disputa pelas primeiras vagas para a final.

Seguindo a tradição do evento, o campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

10 anos de Copa Petrobras Sorriso Campeão

Nada melhor que começar a temporada celebrando também 10 anos da Copa Petrobras Sorriso Campeão. Todos os participantes da abertura da Seletiva de Kart Petrobras em março poderão indicar dois mecânicos da equipe para serem integrantes do projeto social "Sorriso Campeão", que proporciona assistência odontológica gratuita ao longo do ano para os mecânicos, seus filhos (de até 12 anos de idade) e esposas. Mais de 1.200 pessoas já foram beneficiadas com tratamento odontológico nestes 10 anos do projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora e MG Pneus.

"Estamos muito motivados para o início de mais uma temporada e temos certeza de que, como aconteceu em 2012, teremos mais um ano disputado, reunindo os melhores talentos do kartismo no Brasil. O regulamento da Seletiva é feito com muito cuidado e critério. Por isso, não é a sorte que define os finalistas. São realmente os maiores talentos do kartismo atual", comenta Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras.

"São 15 anos de amadurecimento do evento e ficamos muito satisfeitos ao olhar para trás e vermos tudo o que foi feito ao longo deste período. Um dos nossos objetivos, talvez o maior deles, é apoiar o kart em todo o país. Ao levar uma etapa da Seletiva para uma região, ajudamos também a promover aquele campeonato, levando novos competidores, que muitas vezes continuam competindo nas etapas seguintes. É uma chance de promover o kart de uma maneira geral, em todas as regiões do país, fortalecendo a base do nosso automobilismo", ressalta Carcasci.

"Com a premiação, a Seletiva também proporciona a estes pilotos uma chance de sair do kart e dar os primeiros passos na carreira no automobilismo. E não tem prêmio maior do que constatar que a maioria dos pilotos que passou pela Seletiva vive hoje profissionalmente do esporte", continua o promotor.

"Esperamos um recorde de participantes nesta 1ª etapa, a única que define três das 12 vagas para a final. O primeiro finalista já será conhecido no sábado, pela soma das duas baterias. No domingo, todos entram com chances renovadas para a disputa de mais duas vagas", explica Carcasci. Além das três vagas para a final, a Copa Petrobras Sorriso Campeão também distribuirá 5 mil reais em prêmios. O mecânico de cada um dos finalistas na etapa também receberá uma parte da premiação em dinheiro, além de um troféu ao lado dos três kartistas no pódio. Uma forma de valorizar este profissional tão importante na base do automobilismo nacional.

O calendário completo da 15ª edição da Seletiva de Kart Petrobras será divulgado em breve.

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Os campeões da Seletiva de Kart Petrobras:

1999 - Danilo Dirani (SP)
2000 - Júlio Campos (PR)
2001 - Sérgio Jimenez (SP)
2002 - Rafael Daniel (SP)
2003 - Rafael Daniel (SP)
2004 - Rafael Daniel (SP)
2005 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Gabriel Dias (PR) - Graduados B
2006 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Felipe Guimarães (DF) - Graduados B
2007 - Rafael Suzuki (SP)
2008 - Leonardo Cordeiro (SP)
2009 - Jonathan Louis (PR)
2010 - Felipe Fraga (TO)
2011 - Felipe Guimarães (DF)
2012 - João Vieira (TO)

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Paula Maia
Tel. 11 3473.4845
fernanda@fgcom.com.br/ beatriz@fgcom.com.br /caio@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br 
www.fgcom.com.br

0 comentários: