5º Etapa Campeonato Paulista de Automobilismo 2009 - 9º e 10º Prova Força Livre
A classificação da Força Livre foi bem movimentada, com os carros andando muito rápidos em busca de boas colocações.
O protótipo spyder nº77 de Carlos Ortolani teve problemas com o uniball do carro e acabou saindo da pista e batendo.
A pole-position ficou com a dupla Dal Pont e Ronald Funari com o Golf Turbo, marcando a melhor passagem em 1:46.654, na Segunda posição ficou Ricardo Straus com o Maserati 26 e em terceiro Matheus Maccari com um protótipo spyder. Para a Segunda bateria, o grid é formado pelo resultado final da primeira bateria.
Marcio Phillipe, com seu Corsa numero 30, não chegou nem a ir para o grid de largada depois da quebra de seu Chevrolet, ele que é irmão de Marcos Phillipe atual líder da Stock Paulista Light com o carro numero 96.
Na largada Ricardo Straus ultrapassou o Golf da dupla Dal Pont/Funari que tinha na direção, Dal Pont, assumiu a ponta da corrida, e a partir deste momento uma disputa intensa entre os dois carros começou. Por várias vezes os dois carros ficaram lado a lado na reta principal e o Maserati levando a melhor por fazer a entrada do “S” do Senna pelo lado de dentro.
Enquanto isso o protótipo nº11 entrava nos boxes, e o protótipo nº170 Maccari perdia a roda traseira direita na entrada do Laranjinha. No miolo da pista o Porsche nº914 da Classic Cup que também participou da Força Livre ultrapassava o histórico V8 nº5, e os protótipos nº 11 e 36 ficavam emparelhados na reta e o carro nº11 conseguiu a ultrapassagem. O Renault Clio nº 18 ultrapassava o Histórico V8 nº 16 no miolo da pista.
Na briga pela primeira posição, o Golf voltava a atacar o Maserati e os dois carros ficam lado a lado na reta. Na mesma balada, o Mitsubishi Lancer V8 era pressionado pelo protótipo nº77, na briga pela terceira posição da classificação geral.
O Porsche nº914 andava lentamente pela pista e entrava nos boxes. No duelo pela terceira posição, o protótipo nº77 e o Mitsubishi Lancer V8 trocavam de posição inúmeras vezes.
O protótipo nº77 era mais rápido no miolo da pista, enquanto que nas retas o Mitsubishi Lancer V8 falava mais alto. Na última volta o Mitsubishi conseguiu ultrapassar o protótipo nº77, que tentava recuperar a posição, mas não conseguiu.
O piloto Enio Figueiredo F. patrocinado pela BSG Especiarias com seu Palio nº51 fez uma corrida de caça ao líder da TA1, mas seu carro não estava com acerto ideal e não conseguiu alcançar o primeiro colocado e acabou finalizando a primeira bateria em segundo lugar na categoria e décimo quarto no geral.
O protótipo nº54 de Claudemir Barros que largou na quinta posição não andou bem e perdeu algumas posições e finalizou a primeira bateria na décima primeira posição. Outro protótipo o nº111 de Thomaz Schilling largou na sétima posição e finalizou a primeira bateria na oitava posição ficando uma posição a traz da que largou.
A vitória ficou com o Maserati de Ricardo Straus, seguido de perto pelo Golf da dupla Dal Pont/Funari, e em terceiro ficou o Mitsubishi.
Resultado Final da primeira bateria:
1- 26 Ricardo Straus TB
2- 12 Dal Pont/Funari TB
3- 71 Ronaldo Kastropil PB
4- 77 Carlos Ortolani PA
5- 36 Gilberto Koike PA
6- 33 Irineu Cury TA
7- 34 Ricardo Oliveira TA
8- 111 Thomas Schilling PA
9- 20 Luiz Oliveira TA
10- 18 Pinheiro/Grecco TA1
11- 54 Claudemir Barros PA
12- 51 Enio Figueiredo F. TA1
13- 185 Luiz/Giocondo TA1
14- 914 Paulo Souza TA
15- 85 Giocondo Rossi Nt TA
16- 11 Fernando Arantes PA
17- 170 Matheus Maccari Nt PA
Nessa ordem com exceção dos veículos da Históricos V8 5000 foi montado o grid de largada para a segunda bateria.
Ricardo Strauss com seu Maserati largou na pole e a manteve durante toda a prova. Na primeira volta o Golf Turbo agora pilotado por Ronald Funari principal adversário da corrida rodou na curva do Laranjinha após o controle de tração do carro ocasionar uma "morte" do motor e caiu para a penúltima posição. Na mesma volta, o protótipo nº 54 de Claudemir Barros rodou na curva da Junção.
O protótipo nº170 saiu da última posição e já aparecia na quarta colocação na primeira volta. Enquanto isso o Mitsubishi Lancer V8 era ultrpassado pelo protótipo nº77. Em recuperação o Golf turbo ultrapassou o protótipo nº54 e o carro nº 34 na entrada da reta, ganhando duas posições.
Na entrada da curva do Bico de Pato o protótipo nº77 de Ortolani ultrapassou o Espron nº36 de Gilberto Koike. Na mesma balada no miolo da pista o protótipo nº54 pressiona o Mitsubishi Lancer V8 na tentativa de ultrapassá-lo e com isso fez com o protótipo nº11 encostasse nos dois.
Na reta principal o protótipo nº11 levou a melhor sobre o protótipo nº54. Enquanto isso o Golf turbo vinha se recuperando e já aparecia na sexta colocação.
O protótipo nº54 de Claudemir Barros ultrapassou o Mitsubishi Lancer que rodou na subida do café. Vindo se recuperando o Golf Turbo ultrapassou o protótipo nº54 de Claudemir Barros e assumiu a terceira posição. No mesmo local onde o protótipo nº77 deixou o carro nº36 para traz o Spyder nº11 rodou e na volta seguinte o mesmo carro ganhava a posição do carro nº34.
No pelotão de traz o Renault Clio ganhava a posição do Palio nº51 de Enio Figueiredo. Vindo muito forte no miolo da pista o protótipo nº54 de Claudio Barros pressionava o Mitsubishi Lancer V8, que na volta seguinte teve o diferencial de seu carro estourando e provocando uma grande bola de fogo que saiu do meio do carro e fazendo com que rodasse.
Com o Mitsubishi quebrado na pista, o diretor de prova colocou o safety-car na pista fazendo com que todos se agrupassem. Após duas voltas com o carro madrinha, houve a relargada e o protótipo nº11 entrou nos boxes. Na mesma volta o Golf pulou para a segunda posição e foi em busca do líder.
Na volta seguinte, na subida do café, o protótipo nº54 de Claudemir Barros ultrapassou o Gol nº185. No mesmo giro, os protótipos nº17 e 11 brigavam entre si. No miolo da pista o Renault Clio e o Palio nº51 de Enio Figueiredo fizeram um ensaio e rodaram juntos. Enquanto isso o Golf abandonava a prova após ter a quebra do cubo da roda, atual problema do carro no qual Milton “Cabelo” chefe de competições da equipe Funari estuda uma forma se sanar. No “S” do Senna o protótipo nº17 ultrapassou o protótipo nº36, que quase bateu de frente na proteção de pneus, por ter passado reto na saída da curva do Laranjinha.
Ricardo Straus com seu Maserati após 15 voltas vence a Segunda bateria da Força Livre, em segundo ficou Claudemir Barros com protótipo Spyder nº54 mesmo tendo rodado na curva da Junção na primeira volta, e em terceiro ficou Matheus Maccari que havia largado em último com outro protótipo Spyder.
Na última volta, o gol nº185 ultrapassa o Corsa nº20 de Luiz Oliveira na subida dos boxes e recebe a bandeira quadriculada.
Thomas Schilling que largou no oitavo lugar, posição em que ele terminou a primeira bateria, finalizou a segunda bateria na sexta posição.
Resultado final da segunda bateria:
1- 26 Ricardo Straus TB
2- 54 Claudemir Barros PA
3- 170 Matheus Maccari Nt PA
4- 11 Fernando Arantes PA
5- 33 Irineu Cury TA
6- 111 Thomaz Schilling PA
7- 36 Gilberto Koike PA
8- 34 Ricardo Oliveira TA
9- 85 Giocondo Rossi Nt TA
10- 20 Luiz Oliveira TA
11- 185 Luiz/Giocondo TA1
12- 18 Pinheiro/Grecco TA1
13- 51 Enio Figueiredo F. TA1
14- 77 Carlos Ortolani PA
15- 12 Dal Pont/Funari TB
16- 71 Ronaldo kastropil PB
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