A sexta etapa da Força Livre contou a participação de 26 carros divididos em cinco categorias.
Quem marcou a pole na categoria TB e no geral foi o piloto Ricardo Straus com o tempo de 1:45.774, em segundo ficou Pedro Queirolo com 1:45.911 e na terceira posição ficou Renan Guerra 1:46.129. Na classe PB Ronaldo Kastropil era o único participante e marcou 1:46.206 e fez a pole.
Federico Fiamma da classe PA cravou 1:48.399 e fez a pole, com 1:48.926 Carlos Ortolani fez a segunda posição e no terceiro posto ficou Daniel Ganeratti com 1:48.926.
Com 1:59.572 Luiz Oliveira fez a pole da classe TA, Giocondo Rossi com 2:04.967 fez a segunda posição e em terceiro ficou Romero Guimarães 2:18.624.
A classe TA1 contou com a participação de dois pilotos, quem marcou a pole foi Luiz Atzingen com 2:02.412 e em segundo ficou Enio Figueiredo com o tempo de 2:07.482.
Na largada o Golf da dupla Dal Pont/ Funari fez uma excelente largada e saiu da sétima posição e foi para a segunda colocação, mas na curva do laranjinha, Dal Pont que largou na primeira bateria forçou tanto que acabou saindo da pista e no retorno pegou sujeira e acabou rodando perdendo várias posições.
Enio Figueiredo largou na vigésima terceira posição e segundo na classe TA1, caiu para a penúltima posição na largada, mas tentava se recuperar se aproximando do Histórico V8 de Hamilton Roschel, mas não conseguindo ultrapassá-lo. Gilberto Koike que largou em décimo sexto no geral perdeu algumas posições, mas se recuperou e ultrapassou o corsa nº20 no Bico de Pato.
No miolo da pista os protótipos Spyder´s de Claudemir Barros nº54 que fez uma excelente largada saindo da décima quinta posição e indo para a décima primeira colocação, Carlos Ortolani nº 77 e Federico Fiamma nº 87 brigavam pela nona posição. Logo no início da prova o protótipo Spyder nº 77 de Ortolani abandonava a prova, já que o motor acabou explodindo, e ele não participaria da segunda bateria.
Enquanto isso Dal Pont com seu Golf turbo nº12 ultrapassava o Mitsubishi Lancer V8 nº 71 no final da reta oposta, mas na entrada do laranjinha, Dal Pont perde a posição novamente e acaba entrando nos boxes e retornando a pista e mais tarde abandonando a prova com quebra no câmbio e não participaria da segunda bateria.
Enquanto isso, Gilberto Koike entrava nos boxes com protótipo Espron. Enio tentando ganhar posições no miolo da pista se aproximava do histórico V8 nº 16 de André Carrillo, mas não conseguiu ultrapassá-lo. Gilberto Koike entrava nos boxes abandonava a prova com quebra no câmbio.
No miolo da pista Claudemir Barros era pressionado constantemente por Marcello Santana, que acabaria ultrapassando Claudemir que mesmo perdendo a posição na classificação geral venceria com 15 voltas disputadas a categoria PA.
Enio Figueiredo vinha se recuperando e ganhava posições de outros competidores terminado a primeira bateria na décima sexta colocação e em segundo lugar na classe TA1.
Recebendo a bandeira quadriculada em primeiro lugar, ficou Pedro Queirolo, seguido por Bruno Garfinkel e em terceiro lugar Renan Guerra, ambos da classe TB.
Confira o Resultado final:
Pos Nº Nome Classe
1 3 Pedro Queirolo TB
2 133 Bruno Garfinkel TB
3 37 Renan Guerra TB
4 1 Marcello Santana TB
5 54 Claudemir Barros PA
6 47 S. Laganá/ R. Laganá TB
7 99 Ricardo Ribeiro TB
8 11 Fernando Jaquinto PA
9 170 Matheus/ Fernando PA
10 8 Daniel Gianfratti PA
11 0 Leonardo Vital TB
12 20 Luiz Oliveira TA
13 185 Luiz Atzingen TA
114 022 Hamilton Roschel V8
15 016 André Carrillo V8
16 51 Enio Figueiredo F. TA1
17 26 Ricardo Straus TB
18 87 Federico Fiamma PA
19 79 Romero Guimarães TA
20 78 Mauru Fiamma TA
21 19 Emerson Pinheiro TA
22 85 Giocondo Rossi NT TA
23 12 Dal Pont/ Funari TB
24 71 Ronaldo Kastropil PB
25 08 Amilton Roschel V8
26 36 Gilberto Koike PA
27 77 Carlos Ortolani PA
2ª Bateria
O grid da segunda bateria é formado pelo resultado final da primeira corrida. Quem ficou com a pole foi Pedro Queirolo, em segundo Bruno Garfinkel, Renan Guerra em terceiro, na quarta posição Marcello Santana e na quinta posição Claudemir Barros.
Na largada Claudemir caiu para a terceira posição, enquanto que Gilberto Koike com seu Espron nº36 ganhou seis posições. Na tentativa de recuperar as posições perdidas na largada, Claudemir ficou lado a lado com seu novo companheiro de equipe, Daniel Gianfratti na briga pela segunda posição no geral e pela primeira posição na classe PA.
Brigando pela sexta posição da classe PA e pela oitava posição no geral, Gilberto Koike era pressionado por Fernando do Spyder nº 170, que o ultrapassaria mais tarde no miolo da pista.
Na curva do laranjinha, Enio Figueiredo da classe TA1 perdia a posição para o gol nº 79 de Romero Guimarães. No miolo da pista Gilberto Koike se aproximava do do Spyder nº 11 da dupla Jaquinto/ Monis, mas não conseguiria ultrapassá-lo já que a dupla abriria vantagem sobre Koike.
Enquanto isso com problemas de aquecimento no freio, Enio Figueiredo caia para a penúltima posição no geral, à frente apenas do Fiat 147 de Luiz Finotti, ambos da classe TA1.
Uma briga que levantou o público presente foi entre Gilberto Koike e o Spyder nº 170 da dupla Matheus/ Fernando, pela oitava posição do geral e pela quarta colocação da classe PA, onde ambos andavam sempre muito próximos.
No bico de pato a dupla chegou a ultrapassar Koike com seu Espron BMW 36, mas no final da reta oposta a dupla do n° 170 foi superada novamente.
Recuperando posições, Enio ultrapassava o Gol nº 79 que mais tarde recuperaria a posição ultrapassando Enio no Bico de Pato. Enquanto isso Gilberto Koike abria vantagem sobre o Spyder nº 170 e tentava se aproximar dos concorrentes, mas não conseguiria.
O Spyder nº 54 que havia tido problemas no câmbio de marchas no começo da prova retornou a corrida ainda com dificuldades para finalizar a sexta etapa, na última posição no geral e na classe PA, sem o capô traseiro chamando a atenção de todos que estavam presentes. No mesmo instante Gilberto Koike aparecia com seu Espron batido da traseira, sem o capô e com o aerofólio quebrado.
Quem venceu a segunda bateria que terminou antes do previsto por conta do anoitecer em Interlagos, foi Leonardo Vital, seguido por Ricardo Straus ambos da classe TB e em terceiro ficou Ronaldo Kastropil da classe PB.
Confira o resultado da segunda bateria:
Pos Nº Nome Classe
1 0 Leonardo Vital TB
2 26 Ricardo Straus TB
3 71 Ronaldo Kastropil PB
4 47 S. Laganá/ R. Laganá TB
5 87 Federico Fiamma PA
6 11 Fernando Jaquinto PA
7 8 Daniel Gianfratti PA
8 170 Matheus/ Fernando PA
9 36 Gilberto Koike PA
10 20 Luiz Oliveira TA
11 185 Luiz Atzingen TA1
12 78 Mauru Fiamma TA
13 79 Romero Guimarães TA
14 51 Enio Figueiredo F. TA1
15 147 Luiz Finotti TA1
16 85 Giocondo Rossi NT TA1
7 54 Claudemir Barros PA
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Texto: Felipe Vieira e Dê Machado/ Fotos: Dê Machado
Fonte: DM Racing
www.dmracing.com.br
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